domingo, 28 de dezembro de 2008

HISTÓRICO

Como tudo Começou!

A história do nascimento do Lar dos Humildes começou no dia 31 de dezembro de 1994, quando aproximadamente às 11h da manha, fomos até a residência da Dona Angélica, na Rua Cônego de Castro n. 910, no bairro de Parangaba, a convite do Marcos, para fazer um culto do Evangelho no lar da mesma.
Assim fomos (eu e Sandra) pensando ser esse o motivo, mas quando lá chegamos já nos esperavam além da dona Angélica, o Marcos, a Lena, a Lilly, o Bruno e a Cinara, ainda crianças. Interessante lembrar que na quarta-feira anterior a essa visita, na reunião mediúnica no Centro Espírita Francisco de Assis, a Lena recebeu mediunicamente o desenho de uma planta de um imóvel, que no momento ficamos sem saber para quem seria. Fomos conduzidos para o terreno ao lado, que estava repleto de mangueiras e outras árvores. Foi então, que dona Angélica nos convidou para juntos, iniciarmos ali a construção de um Centro Espírita, que segundo ela, seria a realização de seu sonho de vida, em agradecimento ao muito que recebeu da Espiritualidade, inclusive a cura de uma tuberculose, quando ainda jovem em São Paulo.
Ao fazermos a prece de agradecimento, Sandra percebeu pela vidência que naquele local repleto de irmãos do reino vegetal, já havia um Hospital Espiritual em plena atividade. Na semana seguinte, iniciamos no apartamento do casal Marcos e Lena, a primeira reunião do grupo que se propôs a iniciar a construção do Centro Espírita, que ainda não possuía nome.
Convidamos para esta primeira reunião o casal Bira e lsa, e o casal Dirceu e Goreti. Durante mais ou menos um ano, ali permanecemos realizando semanalmente as reuniões em torno de '0 Evangelho Segundo 0 Espiritismo'. Outros companheiros vieram somar conosco: Deise, Daniel, Luiza e outros que nos falha a memória. 0 apartamento destes nossos irmãos tornou-se pequeno para a quantidade de companheiros que se reuniam semanalmente. Fomos convidados pelo casal Rômulo e Luiza, para transferirmos as reuni6es para as dependências da clínica médica do Dr. Rômulo, que ficava em Parangaba, atrás do "Desafio Jovem". Nessa época as nossas irmãs Rose e Ercília se chegaram ao grupo. Essas reuniões ocorreram por quase dois anos. O ambiente era muito agradável. Muitas palmeiras, flores diversas e uma piscina, davam ao ambiente um clima de paz e bem estar. Neste período já havíamos arrecadado determinada quantia com eventos que realizávamos no sítio do casal Edmilson e Vilani, no Eusébio, que também vieram somar esforços conosco nas reuniões na clínica.
Iniciamos a terraplanagem do terreno que ficava completamente inundado no período chuvoso. Foram necessários mais de 50 caminhões de entulho e areia para que o mesmo ficasse em condições de iniciar as obras.
Realizamos mais alguns eventos para iniciarmos então a construção do primeiro pavimento do térreo, a saber: dois banheiros, a cozinha e uma pequena sala para guardar materiais e objetos.
Em 1998 começamos nos reunir na sede própria, essas reuniões que se constituíam no estudo de O Evangelho Segundo o Espiritismo e do Livro dos Espíritos, se realizavam em baixo das mangueiras que não haviam ainda sido cortadas.
Para reforçar nossas defesas espirituais, pois muitos espíritos sofredores enviavam mensagens dizendo que iriam acabar com a obra, iniciamos o trabalho da sopa, por inspiração do Alto.
Em 1997 recebemos a inspiração para o nome de nossa Casa. Seria Centro Espírita Lar dos Humildes. Na ocasião não percebemos que atrás deste nome, estava um dos vultos mais importantes do movimento Espírita da primeira hora: Bittencourt Sampaio, que ao lado do Dr. Bezerra de Menezes, fez com que o Espiritismo se firmasse em nosso país.
A partir de 1999 nossas atividades se expandiram e hoje, 14 anos apos o começo, ficamos admirados do crescimento do nosso Lar dos Humildes.
Alcides Lopes
Fonte nosso site: http://www.celh.110mb.com/